5 curiosidades sobre a saúde dos olhos

Os olhos são órgãos delicados e precisam de cuidados especiais. Além de consultas regulares a um oftalmologista, alguns cuidados diários também contribuem para uma boa visão. Mas, alguns fatores do cotidiano que aparentemente não estão relacionados à visão, são de extrema importância para a saúde dos olhos e nem todo mundo sabe disso. Por isso, listamos cinco curiosidades que vão te ajudar a evitar problemas na visão. Confira!

1. Ter uma vida saudável: Boa alimentação e exercícios físicos

Alimentação saudável e exercícios físicos. Esses aliados são a chave para uma vida saudável e trazem muitos benefícios – e muita gente sabe disso. O que muitos não sabem é que um dos benefícios de se levar uma vida saudável é ter também uma boa visão. Já falamos por aqui sobre alimentos que fazem bem para a visão e junto à prática de exercícios físicos, previnem problemas oculares como a retinopatia diabética – problema de visão oriundo da diabetes.

2. Piscar: Transforme essa ação em um hábito

Mesmo sendo uma ação involuntária, o ato de piscar também contribui para a saúde dos olhos. Quando estamos fixados em algo como a televisão, o computador ou o celular, não piscamos como naturalmente e esse fato contribui para o ressecamento dos olhos. Por isso, ao criar o hábito de piscar nessas situações, você estará lubrificando a superfície ocular, evitando a visão cansada e a entrada de poeira.

3. Usar óculos de sol: Não engane seus olhos

Todos sabem da importância dos óculos de sol para bloquear os raios ultravioleta. O que muitos não sabem é que o uso de óculos falsificados – com lentes que não bloqueiam os raios – é pior do que não usar nada. Isso acontece porque, ao colocar os óculos de sol, seus olhos funcionarão como se estivessem em um ambiente escuro. Dessa maneira, a sua pupila ficará mais dilatada permitindo a entrada dos raios ultravioleta, caso os seus óculos sejam falsos.
Pagar mais barato em óculos de sol sem proteção é totalmente arriscado para a saúde dos olhos.

4. Dormir bem: Os olhos trabalham quando fechados

Dormir na medida certa também contribui para a saúde dos olhos, uma vez que a rodopsina, um pigmento da retina, se regenera enquanto estamos dormindo. Sendo assim, dormir menos do que seis horas, prejudica essa regeneração, causando irritação nos olhos devido à falta de lubrificação.

5. Fumar: O cigarro prejudica até a saúde dos olhos

Dentre todos os males do tabagismo, estão também as doenças oculares. As pessoas que fumam têm mais chances de desenvolver catarata e ter degeneração macular, além do fumo trazer prejuízos para as pálpebras e para os nervos. Embora pareçam dois assuntos distintos, o cigarro está relacionado e é prejudicial à saúde dos olhos.

Agora que você já conhece alguns fatos simples e curiosos que contribuem para a saúde dos olhos, siga essas dicas e não deixe de consultar um oftalmologista para entender suas necessidades e detectar problemas oculares antes de se intensificarem.

Se cuidar é a melhor forma de demonstrar amor próprio!


 Fonte: http://blog.hospitaldeolhos.net